Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

PARABÉNS Niemeyer


PARABÉNS Niemeyer pelos 100 anos de vida e muita arte

Nascido no bairro de Laranjeiras, na Guanabara, [RJ] então capital do Brasil aos Nascimento: 15/12/1907,passou sua juventude como um verdadeiro carioca: boêmio, sem a menor preocupação com os rumos de sua vida, mas conquistou o mundo com suas obras futuristas. Casa-se aos 98 anos pela segunda vez, e em dezembro de 2007 fará 100 anos. Niemayer concluiu o ensino secundário [médio] tardiamente, aos 21 anos, mesma idade em que casa-se com Annita Baldo, filha de imigrantes Italianos da província de Pádua, com quem teve somente uma filha Anna Maria Niemeyer. Niemeyer tem cinco netos, treze bisnetos e quatro trinetos. Sentindo o peso da responsabilidade, decide-se trabalhar e continuar e dar continuidade aos seus estudos. Começa a trabalhar na oficina tipográfica do pai e entra para a Escola Nacional de Belas Artes, onde sai formado como engenheiro arquiteto, isso em 1934.

O projeto da Pampulha

Conheceu Juscelino Kubitschek em 1940, na época o prefeito de Belo Horizonte - MG, e estava interessado em desenvolver uma área ao norte da cidade, chamada Pampulha. Então, o convidou para projetar uma série de prédios que seriam conhecidos como conjunto da Pampulha. Este é o divisor de águas em sua carreira, pois trata-se do seu primeiro trabalho individual, aos 33 anos.

Lúcio Costa aproveitaram para pôr em prática os conceitos modernistas de cidade: ruas prédios erguidos por pilotis (apoiados em colunas e permitindo o espaço em baixo livre), integração com a natureza, e outros itens de ideologia bem socialista. A capital federal teria de ser projetada, construída e inaugurada no intervalo de tempo de um mandato presidencial, 4 anos. Após sua construção, e foi. O projeto urbano de Lúcio Costa, se utiliza de alguns preceitos do urbanismo modernista principalmente a hierarquía viária preconizada por Le Corbusier em Sur les Quatre Routes e a disposição dos prédios em blocos afastados, dispostos sobre grandes áreas verdes, de seus projetos da década de 20.

Em 2005, foi escolhido para projetar um anexo provisório na Serpentine Gallery - Londres. Em 22 de novembro de 2004, foi inaugurado o complexo que abriga o Museu Oscar Niemeyer, na cidade de Curitiba, Paraná. No ano de 2006, Niemeyer surpreende casando com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos. No momento ele está planificando um balneário em Potsdam (Alemanha) com inauguração prevista para o início de 2007. O complexo Cultural da República, [No plano Piloto, Brasília ], projeto de Niemeyer, foi inaugurado em 15 de dezembro de 2006, e junto, uma exposição fotográfica com parte de seus trabalhos inaugurou o espaço. A exposição com fotos feitas por seu neto, Kako Niemeyer que fotografou todo material, cuja mesma é parte das comemorações do centenário do arquiteto, em 2007. [Francisco Martins] Reprodução somente com autorização formasemeios@ig.com.br ]

Nenhum comentário: