Páginas

domingo, 9 de novembro de 2008

Carlos Fuentes - 80 anos

O escritor panamenho naturalizado mexicano Carlos Fuentes completa 80 anos no dia 11, comemorados com personalidades artísticas e políticas, e coincide com o lançamento de mais um livro. O escritor apareceu em uma época chamada de boom latino-americano, meados dos anos 60. A cerimônia oficial acontecerá dia 17, no México.

GUADALAJARA – MÉXICO – 10/11 [Agência FM] - Fuentes iniciou-se muito cedo nas letras, aos 7 anos produziu e distribuía uma revista no edifício onde morava, em Washington. A partir daí não mais parou. Escreveu peças teatrais, romances e para cinema. O escritor utiliza-se da literatura como uma ferramenta de mudanças e agora colhe os bons frutos, durante 14 dias o México será 'invadido' por representações referentes à sua obra com exibição de filmes, educação e política e palestras sobre literatura, um total de 70 personalidades; de Felipe Calderón [presidente do México] a Nadine Gordimer - sul-africana ganhadora do Nobel de Literatura -, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e Nélida Pinõn.
Carlos Fuentes é autor de vasta obra todas comprometidas com a história e seu tempo. Como diplomata ele viajou grande parte do mundo e aproveitou a vivência em terras estrangeiras para avaliar o país que adotou como seu, o México. A partir da ótica do escritor, os conceitos são redimensionados e oferece uma América Latina mais nítida e justa. O escritor comemora seus 80 anos na terça-feira,11, e mantém sua visão lúcida e crítica da sociedade e da política, tendo a América Latina como seu foco principal. CONTINUAÇÃO> http://agenciafm.blogspot.com

Nenhum comentário: