Páginas

terça-feira, 8 de março de 2016

OMS: grávidas não viajar para áreas com surtos de Zika

GENEBRA, SUÍÇA - A Organização Mundial de Saúde (OMS) através de sua presidenta aconselhou nesta terça-feira,8, mulheres grávidas a não viajar para áreas com surtos de Zika vírus por conta do possível risco de defeitos congênitos, isso incluio o Brasil, especificamente, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco.


Na capital paulista, já são 7 casos de microcefalia que podem ter relação com zika. Já em Campinas tem 122 casos suspeitos de zika, afirma Vigilância Epidemiológica. Apenas 29 deles são investigadas com exames feitos em laboratório. 


A organização informou também que transmissão sexual é "relativamente comum" e que os serviços de saúde em áreas afetadas devem estar prontos para possíveis aumentos na incidência de síndromes neurológicas, como a microcefalia e má-formação congênita.

"Mulheres grávidas cujos parceiros sexuais moram ou viajam para áreas com surtos de Zika devem garantir práticas sexuais seguras ou se abster de sexo pela duração da gravidez", informou a OMS em comunicado, baseado em conselhos do Comitê de Emergência de especialistas independentes.

A ligação entre o Zika vírus os bebês com microcefalia, assim como síndrome de Guillain-Barré, pode causar paralisia, apesar de não ter sido comprovada cientificamente.

Nenhum comentário: