Páginas

sábado, 16 de abril de 2016

Abertura votação impeachment com 'goleada"

Mesmo com placar apertado, oposição espera começar votação do impeachment “com goleada”. Primeiros Estados a votar, RR e RS somam 39 deputados, e 29 devem dizer “sim” ao processo. 


BRASÍLIA (DF) BRASIL - Vinte e nove a dez. Este é o placar, melhor, a goleada que a oposição prevê no início da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, marcada para as 14h deste domingo (17).  Os dois primeiros Estados a votar – Roraima e Rio Grande do Sul – têm 39 deputados juntos, sendo que 29 deverão votar a favor da saída da petista.

Entre os dez deputados que deverão se posicionar contra o impeachment, sete são petistas – portanto, votarão “não” – e outros três são do PDT, partido que orientou voto contrário à saída, mas ainda tem, ao menos, cinco deputados indecisos.

O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) e Afonso Motta (PDT-RS) estão inclinados a votar contra o impeachment, mas Giovani Cherini (PDT-RS) tem a intenção de dar o “sim” ao impedimento de Dilma. Essa conta, portanto, deverá ganhar o reforço de mais um deputado pedetista, o que ampliaria a vantagem para 30 a 9.

Vale lembrar que há partidos rachados, como o PP, que teria 33 deputados a favor do impeachment, 5 contrários, 6 indecisos e uma possível ausência no domingo. Quem votar contra, porém, deverá ser punido com a exclusão do partido. (Francisco Martins com Portal R7 - frammartins@r7.com )

Nenhum comentário: