Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Grêmio Literário Português: maior coleção livros raros

Em Belém, ministro visita maior coleção de livros raros do País, Grêmio Literário Português. 
(Foto: Tarso Sarraf)

Em seu primeiro compromisso oficial na cidade de Belém (PA), o ministro da Cultura, Roberto Freire, visitou o acervo de livros raros do Grêmio Literário Português. Criada em 29 de setembro de 1867, a entidade completa neste ano 150 anos de existência e, entre outras atividades, é responsável por uma das mais importantes bibliotecas privadas do País.  Acompanhado do presidente da instituição, Alírio Gonçalves, o ministro conheceu algumas das mais antigas edições mantidas pela instituição. 

Entre os 40 mil livros que compõem o acervo está um compêndio com as obras completas de Nicolau Maquiavel, em uma edição italiana de 1550, uma das 30 que impressas em todo o mundo. Há ainda a primeira edição ilustrada do livro Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, lançada em 1723.

Durante a visita, o ministro Roberto Freire também conheceu um pouco do trabalho da Liga Redemptora, formada por pessoas vinculadas ao grêmio que se dedicavam a combater a escravidão no Brasil por meio da aquisição de cartas de alforria.

Nenhum comentário: