Páginas

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

ITÁLIA: Combate ao racismo ou "piada doentia"

Combate ao racismo ou "piada doentia". Futebol italiano debate desenhos de três macacos 

A ideia era que cada macaco representasse uma etnia e que subvertesse o conceito de “macaco”, tantas vezes utilizado como insulto nos estádios italianos. 

“No final de contas, não somos todos macacos?”,Pergunta o autor da peça. Num país que enfrenta um grande problema de racismo no desporto, e que o compara ao problema de Inglaterra com os hooligans nos anos 80, o trabalho do artista Simone Fugazzotto foi recebido como uma “piada doentia”.

São três quadros do artista italiano Simone Fugazzotto, três desenhos de macacos que ficarão em exposição em Milão, na sede da Serie A, o organismo que tutela o futebol profissional em Itália. Segundo a liga, o objetivo é que os trabalhos “propaguem valores de integração, multiculturalismo e irmandade”.

A associação Fare, que promove o futebol, a integração social e políticas anti discriminatórias, utilizou a rede social Twitter para condenar mais uma ação do futebol italiano que “deixa o mundo sem palavras”. “Num país em que as autoridades falham em conseguir lidar com casos de racismo semana após semana, a Serie A lançou uma campanha que parece uma piada doentia”. (Francisco Martins \ sapo.pt). 

Nenhum comentário: