O atual Presidente da República da Polónia, Andrzej Duda, vence a segundo turno das eleições presidenciais do país.
Os resultados foram conhecidos hoje de manhã, tendo o conservador nacionalista obtido 51.2% dos votos, vencendo o presidente da câmara da capital, o liberal europeísta Rafal Trzaskowski.
De acordo com os dados avançados pela agência Reuters, já foram contados 99% dos votos das assembleias de voto do país, sendo que a Comissão Eleitoral Nacional já anunciou que os votos por contar não deverão afetar o resultado final, que é a vitória de Andrzej Duda.
A correr para uma reeleição, o presidente da República, de tendência conservador nacionalista, obteve 51.21% dos votos nesta segunda volta das eleições presidenciais, ao passo que o seu opositor, Rafal Trzaskowski, presidente da câmara de Varsóvia, conseguiu 48,79% dos votos. A diferença entre os dois candidatos estima-se ser de 500 mil votos, numa ronda eleitoral que obteve um recorde de participações de 68.12%.
No cargo há cinco anos, Andrzej Duda, apoiado pelo partido nacionalista eurocético no poder, o Lei e Justiça (PiS), venceu a primeira volta, a 28 de junho, com 43,5% dos votos. Rafal Trzaskowski, de pendor liberal europeísta, obteve 30,5%. (Francisco Martins \ sapo.pt).
Nenhum comentário:
Postar um comentário