Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Adeus Morre Mikhail Gorbachev

Grande líder europeu, Mikhail Gorbachev, o homem que pôs fim ao império soviético morre aos 91 anos 


Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética (URSS), morreu na terça-feira (30/08) aos 91 anos em Moscou. De acordo com o Hospital Clínico Central da capital russa, ele foi vitimado por por uma prolongada doença.



Gorbachev é considerado o responsável pelas reformas de abertura política e econômica que levaram à desintegração da URSS e do modelo socialista, com políticas como Perestroika (reestruturação econômica) e Glasnost (abertura política).

O processo levou Moscou a relaxar seu poder sobre as então repúblicas soviéticas, processo que culminou com a reunificação da Alemanha, em 1990, a dissolução da URSS e o fim da Guerra Fria. Mas muitos na Rússia o culparam pela profunda crise econômica ocorrida com o colapso soviético. 

Mikhail Sergeyevich Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931 na Província de Stravropol Krai, no sul da Rússia. Filho de camponeses, ele se tornou ativo no Partido Comunista e estudou Direito na Universidade de Moscou. Foi lá que ele conheceu sua futura esposa, Raisa Titarenko. O casal teve uma filha, Irina. (Francisco Martins \ BBC Brasil - foto: Wikipedia).

Nenhum comentário: