Páginas

terça-feira, 1 de julho de 2008

Os horrores através da arte

Os horrores da guerra, a falta de liberdade de expressão e a opressão às mulheres são os principais temas de uma mostra e de um livro de artistas afegãs que estão sendo apresentados em Berlim.

A maioria das obras das jovens artistas do Centro Afegão de Arte Contemporânea, situado na capital Cabul, tem um tom escuro e sombrio. As mulheres escolheram temas do lado mais negativo do dia-a-dia do Afeganistão, como a falta de segurança e de liberdade pessoal.
Veja obras da mostra de artistas afegãs em Berlim
A exposição no centro de Berlim mostra pinturas retratando, por exemplo, uma cidade destruída, uma mulher frente a túmulos, explosões e destruição. Várias artistas retratam também a opressão das mulheres na sociedade afegã. Uma delas retrata uma mulher divida ao meio: de um lado com trajes tradicionais, do outro como uma mulher moderna.

"Nós queremos mudar o país, e não alcançaremos esse objetivo pintando flores e árvores", declarou uma das artistas em entrevista à revista alemã Der Spiegel. Os trabalhos também foram reunidos em um livro com o título Make art, not war (Faça arte, não faça guerra, em tradução livre), da editora berlinense Patchworld. Segundo os organizadores, a mostra em Berlim é a maior retrospectiva de arte contemporânea afegã da atualidade. [Fonte: http://www.bbacbrasil.com.br/

Nenhum comentário: