Páginas

domingo, 30 de setembro de 2018

Adeus Tito Madi, cantor pré-Bossa Nova

Um dos grandes cantores-compositores românticos do Brasil, Chauki Maddi morreu aos 89 anos na manhã desta quarta-feira (26). 

Cantor, compositor e pianista paulista, uma referência brasileira da geração pré-bossa nova. Seus sambas-canções foram gravados por artistas como João Gilberto, Roberto Carlos e Wilson Simonal. Conhecido artisticamente como Tito Madi, ele estava internado com pneumonia no hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, e teve falência múltipla dos órgãos.

Filho de imigrantes árabes, Tito Madi cresceu em um ambiente musical, ouvindo o alaúde de seu pai e o violão e o bandolim de seus irmãos mais velhos. Aos 10 anos de idade, já tocava violão e se apresentava em festas do grupo escolar de sua cidade natal. Iniciou sua carreira artística em 1952, como cantor contratado da Rádio Tupi de São Paulo.

 Em 1957, conheceu o sucesso com a gravação pela Continental de disco contendo a valsa "Chove lá fora" e o samba-canção "Gauchinha bem querer", de sua autoria, com acompanhamento de Radamés Gnattali e orquestra. Com repercussão internacional, a música "Chove lá fora" chegou a ser gravada por Freddy Cole e pelo grupo americano The Platters.

Nenhum comentário: