Páginas

domingo, 21 de outubro de 2018

Gustavo Dudamel recebe prêmio "Gish"

O venezuelano Gustavo Dudamel recebe prêmio de prestígio pela sua carreira e devoção à educação musical dos mais pobres. 

Dudamel foi premiado com o Dorothy and Lillian Gish Prize, um dos mais importantes outorgados a artistas nos EUA e que inclui também uma quantia em dinheiro de 250 mil dólares. "Sinto-me muito honrado por receber o prêmio Gish", disse Dudamel, citado esta quinta-feira num comunicado da organização do reconhecimento, que será entregue no dia 4 de dezembro em Nova Iorque.

Gustavo Dudamel foi um dos principais embaixadores do sistema de orquestras venezuelano criado por José Antonio Abreu, até ao seu distanciamento com o governo do presidente Nicolás Maduro. O sistema, que foi replicado em mais de 40 países, procura proporcionar a crianças das classes mais desfavorecidas uma ferramenta para sair da pobreza.

O venezuelano desenvolveu uma versão do programa em Los Angeles, com a orquestra juvenil YOLA. Assim ele se junta a uma lista de artistas premiados com o Gish: compositora Meredith Monk, os produtores de cinema Elizabeth LeCompte e Spike Lee, a dramaturga Suzan-Lori Parks, a artista plástica Maya Lin, o arquiteto Frank Gehry e o músico Bob Dylan. (Francisco Martins \ sapo.pt). 

Nenhum comentário: