Lasar Segall (1891-1957) foi um pintor lituano, radicado no Brasil em 1912. Ainda criança começou seu interesse pelas artes, em especial pela pintura.
Foi precursor do expressionismo, movimento artístico que retrata as emoções e respostas subjetivas de objetos e acontecimentos. Com 14 anos, ingressou na Academia de Desenho de Vilna, capital da República da Lituânia. Estudou na Academia Imperial de Berlim e na Academia de Belas Artes, em Dresden, ambas cidades alemãs.
Um ano depois de chegar ao Brasil, Segall fez duas exposições individuais, em São Paulo e em Campinas, ainda sem grande repercussão. É desse período seu quadro Dois Amigos. Era conhecido no mundo das artes por ser comedido em seus traços, na utilização das cores e em suas representações. Mesmo os quadros que possuem cores vivas, traduzem aspectos sombrios.
Em 1927, pintou Bananal. Participou da fundação da Sociedade Paulista Pró-Arte Moderna, em 1932. Entre os quadros de destaque do pintor estão Homem com Violino, Navios e Retrato de Mário de Andrade. Segall faleceu em São Paulo, no dia 2 de agosto de 1957. Acesse exposição atual do pintor
Nenhum comentário:
Postar um comentário