Divas do samba Zilah Machado e Dona Ivone Lara são homenageadas pela Funarte. Cantoras fariam aniversário nesta terça-feira, dia 13 de abril
A Fundação Nacional de Artes – Funarte homenageia as cantoras e compositoras Zilah Machado e Dona Ivone Lara, duas grandes referências do samba, nesta terça-feira, dia 13 de abril. Se estivessem vivas, elas estariam aniversariando. D. Ivone Lara completaria 99 anos e Zilah Machado, faria 93. Para enaltecer o talento dessas divas do samba, a Funarte presta uma homenagem a elas, neste dia especial.
Dona Ivone Lara: A cantora, compositora e instrumentista Yvonne Lara da Costa nasceu em 13 de abril de 1922, no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Mãe cantora, pai violinista e tios músicos reforçaram ainda mais o talento da jovem sambista. As rodas de choro organizadas na casa de seu tio Dionísio Bento da Silva e a interpretação de sua tia Teresa das cantigas (jongos) de escravos negros foram referências na musicalidade da artista.
Zilah Machado: A cantora, compositora, percussionista e atriz Zilah Machado nasceu no dia 13 de abril de 1928, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filha de uma lavadeira, a artista teve infância muito pobre e cheia de dificuldades. Sua primeira e mais importante referência musical foi o compositor Lupicínio Rodrigues (1914-1974), que a conheceu ainda bebê, e previa: “essa menina vai ser cantora porque já chora afinado”.
Em 1962, embarcou com a orquestra do maestro Délcio Vieira para uma temporada de três meses na Argentina. Devido ao sucesso do grupo, recebeu a proposta de trabalhar no México. Em 2000, Zilah lançou o seu terceiro CD Passageira da nave dos sonhos, com composições próprias. Seu último disco digital, Ziriguidum (2009), foi sucesso de público e crítica. A cantora Zilah Machado faleceu no dia 7 de janeiro de 2011, em um hospital de Porto Alegre. Perfil Completo BRD:
Nenhum comentário:
Postar um comentário