Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

"Color Chart", estréia em março

Uma mostra no MoMA sobre cores vai reunir artistas como Frank Stella,David Btchelor e outros artistas que lidam com cores de modo mais direto.

A exposição sobre a cor quer apresentar telas de pintores que lidam com a cor de forma mais prática, e mostrar como os artistas, do início do modernismo até os dias atuais, como eles mudaram sua relação com a paleta. Cerca de 40 artistas entre os quais o papa da pop art, Andy Warhol, Demien Hirst, a canadense Ellsworth Kelly e Batchelor, que optaram por renunciar às misturas para uma relação mais direta com as cores.

"Color Chart" é uma referência aos testes de cores geralmente feitos pelos artistas, onde dispõem os tons um ao lado do outro em uma tira de papel e, mais recentemente, na tela do computador, é o caso das obras de Kelly, uma instalação. David Batchelor apresenta uma série de fotografias, algo como um manifesto sobre a cor [cromofobia] ou a sua ausência. O organizador Jasper Johns, 77 anos, pesquisou e se debruçou sobre as colagens de Robert Rauschenberg; descobriu que todos os artistas pasaram a tratar suas cores como produtos. "O mumdo mudou. Não temos mais como referência as cores do arco-iris e o por-do-sol", comenta Temkin. [FM]

Nenhum comentário: