Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Aristides de Sousa Mendes: salvou 30 mil judeus

Aristides Sousa Mendes recebeu justa homenagem do governo português

DR
Sousa Mendes\DR\Divulgação
O Consulado-geral de Portugal em Paris organiza exposição em homenagem a Aristides de Sousa Mendes, o cônsul português em Bordéus, que se estima que tenha salvado a vida a cerca de 30 mil judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

A mostra foi um dos momentos culturais relevantes da 'cidade luz' Paris, até o dia 6 de fevereiro. O espaço Nuno Júdice abrigou a exposição “Aristides de Sousa Mendes – O Justo de Bordéus”, dedicada ao diplomata português.

A mostra composta por documentos cedidos pelo Comité Nacional Francês de Homenagem a Aristides Sousa Mendes, e também por algumas obras da exposição “Há um espelho no meu coração: reflexos de um Avô Justo”, falou Sebastian Mendes, neto do diplomata, ao término da exposição.

Contrariando instruções formais recebidas pelo Governo de Oliveira Salazar, Aristides de Sousa Mendes concedeu milhares de vistos – estima-se que cerca de 30 mil – a judeus que procuravam escapar ao extermínio dos nazista. Salazar destituiu-o em 1940.

A sua casa, em Cabanas do Viriato, concelho de Carregal do Sal, encontra-se profundamente deteriorada e à espera de ser recuperada.

Nenhum comentário: