Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O adeus de Bento XVI

Papa Bento XVI pega todos de surpresa e renuncia ao papado. O Brasil tem cinco possíveis candidatos
Size_300_papa

Um Conclave de 120 cardeais elegerá sucessor de Bento XVI até fim de março. A escolha do próximo papa deverá ocorrer de 15 a 20 dias depois de 28 de fevereiro, data na qual Bento XVI deixará o Pontificado. O Conclave contará com a participarão de 120 cardeais em regime de isolamento.

Via de regra, o Conclave é realizado na Capela Sistina. Os cardeais se hospedam no edifício denominado "Domus Sanctae Marthae", Residência Santa Marta, na Cidade do Vaticano. Para ser eleito o candidato precisa obter 2\3 dos votos válidos, cujas cédulas são queimadas.


Joseph Ratzinger, o Bento XVI, 85, em sua renuncia nesta segunda-feira,11, alegou sua idade avançada e que não teria mais forças para se manter no cargo de pontífice. Dia 10, antes de fazer o consistório, Bento XVI já havia postado, na sua conta do Twitter, que deixaria o cargo. Ele surpreendeu o mundo com sua decisão, e tornou-se o primeiro papa a deixar o cargo. 

Nascido na Bavaria, em 1937, Bento XVI foi  nomeado papa aos 78 anos de idade, o mais velho desde o século XVIII. O processo de eleição de Ratzinger durou 24 horas com quatro rodadas de votação. Antes dele, o último "Bento" foi o italiano Giacomo della Chiesa, que ocupou o posto máximo da Igreja Católica entre 1914 e 1922.


CNBB

CNBB se diz surpresa com notícia de renúncia de Bento XVI. Na avaliação do dom Leonardo Steiner, avalia que ele deixará aos católicos o legado de ter sido o papa do amor.

Nenhum comentário: